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quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cores e seus significados na criação.



A psicologia na criação de logomarcas

As cores despertam diferentes sentimentos e transmitem diferentes mensagens para as pessoas. São provavelmente uma das formas mais poderosas de linguagem não verbal, pois nossas mentes, desde a época das cavernas até hoje, são programadas para responder a elas.Por isso, vale a pena saber o significado de cada cor para poder escolher aquela ou aquelas que vão representar a sua empresa.

Vermelho
Ação, aventura, agressividade, energia, perigo, excitamento, paixão, força e vigor.
O vermelho é uma cor intensa. É comum ser usada para des
pertar emoções e prender a atenção instantaneamente, mas o uso demasiado ou combinado com outras cores “pesadas” podem trazer sentimentos negativos.

Rosa
Delicadeza, feminilidade, floral, gentil, inocência, romantismo, tranquilidade.
Rosa é uma cor feminina que transmite amor, inocência e delicadeza e é amplamente utilizada em produtos para este nicho.

Laranja
Energia, criatividade, entusiasmo, diversão, jovialidade, apetite.

A cor laranja é feita com a mistura do vermelho e do amarelo e por isso compartilha de alguns atributos transmitidos por ambas as cores. É utilizada em marcas para criar um mundo lúdico de alegria e também de muita energia.


Amarela
Precaução, alegria, curiosidade, felicidade,
positividade, calor.

A cor amarela, assim como a vermelha, dependendo como usada pode trazer mensagens conflitantes. Ela representa felicidade e alegria, mas também pode representar precaução e atenção. Amarelo é brilhante e altam
ente visível, tanto que é usada em placas de trânsito.

Verde
Frescor, harmonia, saúde, cura, moeda, natureza, renovação e tranquilidade.
A cor verde representa vida e renovação. É uma cor calmante e repousante.

Azul

Autoridade, calma, confiança, dignidade, fidelidade, solidez, poder, sucesso, seguro e confiável.

A cor azul é calmante e pode transmitir uma mensagem de sucesso e segurança. É uma das cores que mais representa instituições governamentais, médicas e está p
resente nas marcas que estão entre as 500 mais conhecidas e valiosas.

Roxo
Cerimoniosa, caro, fantasia, justiça, mistério, notabilidade, realeza, sofisticação e espiritualidade.

A cor roxa implica em mistério e sofisticação, é a combinação do vermelho e do azul e por isso é a mistura do tom quente com o frio. A cor roxa pode ser encontrada em muitas marcas que representam o luxo.

Marrom

Calma, rústico, madeira, riqueza, terra, natural.

A cor marrom indica natureza, amadeirado e clássico e dá um toque mais amigável e quente à marca.

Preto
Autoridade, conservador, formal, distinto, misterioso, secreto, seriedade e tradição.

O preto é basicamente a ausência de cor e nos remete à sofisticação e ao formal.

Frente

Verso
Cartão desenvolvido pela Pilon Comunicação
Cinza
Autoridade, Corporativo, praticidade, respeito e neutralidade.
A neutralidade da cor cinza se dá pela sua mistura de branco e preto e por isso funciona muito bem com várias outras cores. O cinza transmite liderança e respeito à marca.


Branco
Clareza, inocência, paz, pureza, refinado, estéril, simplicidade, verdade e renúncia.
Geralmente usado em marcas em outline, ou seja, com tipos ou imagens vazadas e marcadas por um contorno forte, o branco é a cor universal que representa a paz e a pureza.

Todo o texto acima representa o que a maioria da
s pessoas reconhece e sente ao assimilar cada cor, mas é claro que há casos e casos e vai do bom senso e do conhecimento do designer saber lidar com isso. Quando dizemos que o preto é um cor séria e sofisticada, não quer dizer que não possa ser usada em uma marca infantil, por exemplo. O canal Cartoon Network utiliza o preto e o branco e m sua marca e nem por isso é uma marca séria e sim divertida. Os P/B foi justamente aplicado para contrastar com o colorido dos desenhos animados. Para não errar é sempre aconselhável que haja sempre um designer para orientar empresas a projetarem suas marcas antes de ser instituído qualquer símbolo ou cor.

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